segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Teatro


          As origens do teatro ligam-se às festas, realizadas na primavera, em honra de Dionísio, deus da alegria e do vinho. Nestas festas, faziam-se representações teatrais: tragédias e comédias .
  • A tragédia era um género artístico em que se representavam dramas da vida dos deuses e heróis. Os autores que mais se destacaram na tragédia foram Ésquilo, Sófocles e Eurípides.
 
  • A comédia era a representação de textos em que se ridicularizavam cenas do dia a dia e episódios da política. O principal escritor da comédia grega foi Aristófanes.
          Estas peças eram entendidas como um contributo para os Gregos se purificassem e refletissem sobre os seus defeitos.

         0 teatro tornou-se numa das mais importantes manifestações cívicas, culturais e religiosas da Grécia Antiga. Através dele, educava-se o gosto pela mitologia, pela história, pela sabedoria, enfim, pelas coisas do espírito
 
         Os atores, ou hipócritas, eram sempre homens e interpretavam na mesma peça vários papéis; daí a grande utilidade dos trajes, dos coturnos (sapatos de salto alto) e, especialmente, das máscaras que caracterizavam a personagem a interpretar.
         Havia também o coro constituído inicialmente por 50, e depois por I2 coreutas, que dançavam e cantavam ao som do oboé, pois a poesia, a dança e a música estavam sempre interligadas.
     Durante as representações teatrais todas as atividades da cidade paravam; os espetáculos realizavam-se em dias de festa e feriados; os mais pobres eram reembolsados pela perda do dia de trabalho.
 





 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário