sábado, 6 de outubro de 2012

Hélade ou Mundo Helénico



O mundo helénico nasceu e desenvolveu-se em um quadro geográfico bem mais amplo do que a atual Grécia. As caraterísticas geomorfológicas destas regiões – que passaram a chamar-se simplesmente Grécia – condicionaram profundamente a origem e o desenvolvimento da sociedade grega: o litoral extremamente recortado, com golfos e baías profundas, possibilitou aos gregos o desenvolvimento das atividades marítima e comercial, e o relevo da península, extremamente acidentado, com o predomínio de elevações montanhosas, ocasionou, em termos políticos, o surgimento de cidades-estado autónomas.
 
 
 
Mundo Helénico
 
          A civilização grega, considerada por muitos como a principal matriz da Civilização Ocidental, teve como berço a Grécia Antiga, uma área que abrangia três importantes regiões:
* a Grécia Asiática: uma comprida e estreita faixa de terra situada na Ásia Menor;
* a Grécia Insular: ilhas dos mares Jónio e Egeu (entre as quais a maior é Creta);
* a Grécia Continental: a sul da Península Balcânica.


        Desta forma, a Grécia Antiga situava-se no Mediterrâneo Oriental, na península Balcânica, nas ilhas do mar Egeu e nas costas da Ásia Menor.
A partir de meados do século VIII a. C., os Gregos expandiram-se e fundaram colónias ao longo do Mediterrâneo e do mar Negro, que eram territórios independentes, mas com características semelhantes às da metrópole (cidade-mãe). Este movimento de colonização foi provocado pelo aumento demográfico, pela falta de terras para cultivo e pela procura de produtos e de mercados.
No século V a. C., os Gregos eram uma potência comercial e marítima, espalhando a Civilização Grega desde o mar Negro até à Península Ibérica.


A Grécia Continental possui um relevo bastante acidentado: cerca de 80% do seu território é formado por montanhas, enquanto o restante é constituído por planaltos e planícies.
          O seu solo é bastante árido e rochoso e, portanto, impróprio para a agricultura. Assim, desde cedo serviu em grande parte para a criação de cabras, ovelhas, vacas, porcos e cavalos. Nas suas poucas planícies, os Gregos cultivavam principalmente cereais, como o trigo e a cevada.
          O solo da Grécia, no entanto, é rico em argila, mármore, cobre e prata, materiais com os quais os Gregos antigos produziam uma grande variedade de manufacturas, que posteriormente
trocavam por alimentos.
O litoral grego, por sua vez, é bastante extenso e recortado, possuindo um grande número de baías, ilhas e excelentes portos naturais. 
Todas estas condições geográficas tiveram grande influência na história da Grécia Antiga: o seu relevo montanhoso dificultou enormemente as comunicações internas, mas favoreceu a formação de inúmeras cidades politicamente independentes (cidades-Estados). Já o seu vasto litoral, facilmente navegável, estimulou de modo extraordinário o crescimento da navegação e do comércio marítimo.
O que unia os gregos:
 
          O Mundo Helénico é constituído por todas as cidades-estado gregas e pelas colónias espalhadas um pouco por quase todo o Mediterrâneo.
           Os Gregos tinham conflitos e diferenças entre si, mas muitos elementos culturais comuns os uniam: falavam a mesma língua (apesar dos diferentes dialectos e sotaques) e praticavam a mesma religião, que se manifestava na crença nos mesmos deuses. Em função disso, reconheciam-se como helenos (gregos) e chamavam bárbaros aos estrangeiros que não falavam a sua língua e não tinham os seus costumes, ou seja, os povos que não pertenciam ao Mundo Grego (Hélade).

Sem comentários:

Enviar um comentário