sábado, 6 de outubro de 2012


"Dez séculos em que um pequeno povo, simultaneamente uno e diverso, soube elaborar de forma paciente, apesar das discórdias intestinas e das ameaças externas, uma cultura original, inovadora e complexa ( ...) a fé religiosa e a confiança no Homem, o sentido do mistério cósmico e a vontade de compreender a Natureza, as ideias de hierarquia e de igualdade, o respeito pelo grupo social e o interesse atribuído ao indivíduo.(. .. ) Estas exigências contraditórias suscitaram incessantes conflitos ( ... ) geradores de progresso.
            Grécia, lição de modéstia e de lucidez, que coloca o homem no seu lugar: capaz de compreender, mas também de ignorar; amante da vida, mas consciente de que ela é precária; capaz de usar a sua inteligência com prazer, sem esquecer que o futuro pertence aos deuses - deuses concebidos à sua imagem e graças aos quais a medida humana, na sua forma ideal, fornece a referência suprema ao universo. (...) Este Grego sabe que nada se consegue sem luta. Mas, consciente da sua fraqueza, não despreza o adversário. (...)
           Para definir o pensamento grego emprega-se o termo humanismo (...); o Homem é um ponto de partida e uma medida necessária, e não um limite ou um fim. "
                                                   François Chamoux, A Civilização Grega, Edições 70

Cronologia da Grécia Antiga

Sem comentários:

Enviar um comentário