domingo, 21 de outubro de 2012

A ARTE - Escultura

Escultura arcaica

        Tal como na arquitetura, a génese da escultura grega encontra-se no longo período que vai do século IX ao V a. C., cuja última etapa (a partir do século VII) é designada por período arcaico.
        A arte grega manifesta um grande interesse peto Homem, visível na procura das formas perfeitas da figura humana.
Kouros de mármore da

  Ática - 590/580 a.C..
        As estátuas mais antigas, do período arcaico, representam jovens atletas, deuses e heróis. Trata-se dos kouroi, palavra que em grego quer   dizer rapazes, figuras rígidas e despidas, que parecem dar um passo em frente e cuja frontalidade revela influências egípcias.
        Este é um dos mais antigos kouros (singular de Kouroi) do Período Arcaico e marcava a sepultura de um jovem aristocrata.

        Na evolução do kouroi ao longo do século VI a.C., o de Anavysos apresenta nítida tridimensionalidade e pormenor. Está cada vez mais distante da abstração e da geometria do início do século e já bem próximo do naturalismo do início do século, como se vê pelo dorso (e pelas nádegas...
 
Kouros de mármore
  de Anavysos, Ática. 530 a.C..
        A versão feminina dos kouroi são as korai, isto é, as meninas ou raparigas, igualmente rígidas, facilmente identificáveis pelos seus peplos (túnica) e pelos longos cabelos entrançados.


        O escultor deu vida ao rosto, às mãos e aos pés - as áreas expostas. O resto do corpo, escondido pela roupa, é estático, pesado e totalmente irreal.
Koré de Keratea,  Ática.
 Data: 570/560 a.C..
A koré de peplos. Reconstituiçãoda estátua de mármore pintado - 530 a.C..


 
 
 
Estilo Severo 
 
 
        A transição para a época clássica fez-se no primeiro quartel do século V a. C., com duas obras realizadas em bronze: o Auriga de Delfos e Posídon.
 
        Dotadas de maior pormenorização anatómica e rigor técnico, mas também de grande monumentalidade e rigidez expressiva, estas duas obras caracterizam o chamado estilo severo.
Auriga de Delfos - 474 a.C. e Posídon - 460 a.C.
 

Época Clássica
 
        Nos finais do século VI a.C. desapareceram a rigidez e a frontalidade e foram surgindo figuras mais libertas e naturalistas, que podem ser observadas de todos os ângulos marcando o início do período clássico. Esta tendência acentua-se ao longo dos séculos V e IV a.C., período que ficou assinalado pelas obras dos grandes escultores clássicos, como Míron,  Praxíteles, Policleto e Fídias, em cuja obra se fundem o divino e o humano: as suas figuras reuniam o melhor e o mais perfeito das formas dos homens com a serenidade e a grandeza dos deuses.
        As obras mais famosas de Fídias foram as duas grandes estátuas em marfim e ouro de Atena, do Pártenon, e de Zeus, no templo de Olímpia. Ambas se perderam mas chegou até nós o extenso friso em relevo, alusivo á procissão das Pan-Ateneias, da sua autoria.
        Nas obras de Fídias ressaltam a perfeição anatómica, a robustez e a serenidade, a força e a majestade que atribuíram à escultura clássica grega o carácter idealista e divinizado que hoje lhe reconhecemos e que definimos, muitas vezes, pela expressão “calma olímpica”.

 
Friso das Aguadeiras, Partenon - Fídias, Séc. V a.C.
 
 
 
 
        Um dos mais famosos relevos é a "Niké desapertando a Sandália“, do friso do templo de Atena Niké, atribuído a Fídias.
        Estas figurações não são apenas corpos estruturais envolvidos  em vestuário, mas sim formas moldadas por drapeados realistas, flutuantes e transparentes, caindo
 com naturalidade.
        O movimento, o realismo, o rigor anatómico, a perícia técnica,  fazem sobressair uma sensualidade subtil, que anuncia a arte do séc. IV a.C.

 
        O discóbolo ("lançador de disco"). Cópia de mármore do original de bronze de Míron. Data do original: 450 a.C.
        O discóbolo, conhecida através de várias cópias romanas (...) é uma obra-prima que revela uma observação sistemática da natureza, demonstrando as possibilidades do bronze como material de esculturas de ação e de movimento. 
 


 
        O diadúmeno ("jovem com uma faixa na cabeça") de Policleto, Delos - cópia romana de mármore do original de bronze datado de 440/430 a.C.
        O Diadúmeno e o Doríforo, que representam atletas nus em diferentes posturas, são as únicas obras atribuídas a Policleto que chegaram até nós.
        Policleto (450/420) a.C., trabalhou principalmente com o bronze e empenhou-se em determinar as proporções ideais do corpo humano, estabelecendo uma regra, um cânone
 

Doríforo, de Policleto - 450-440 a.C.e Apoxiomeno., de Lisipo -Século IV a.C
 
        No cânone de Policleto, seguido por todo o século V a. C., a altura da cabeça corresponde à sétima parte da altura total do corpo, criando um ideal de atleta robusto e harmonioso.
        Lisipo, no século IV a. C., estabeleceu uma nova proporção, dando à cabeça somente 1/8 da altura total da figura, criando um novo cânone e, consequentemente, um novo ideal de figura masculina, mais esbelta e elegante.
 
        A arte grega do período clássico é, simultaneamente, uma arte realista por reproduzir o mais fielmente possível o corpo humano, e idealista por eliminar do corpo reproduzido as imperfeições que contrariavam o ideal de beleza dos gregos.

Período Helenístico
Grupo escultórico Laocoonte e seus filhos - 160 a 130 a.C
 Obra conjunta de Hagessandro, Polidoro e Atanadoro
 
         Composição desequilibrada, para valorizar o dramatismo - expressão de dor física expressa no rosto e na tensão muscular - Realismo expressivo, dramático de efeito teatral; abandono do “realismo idealista” e da serenidade.




Vitória (Niké) de Samotrácia.

Pitócrito, da Escola de Rodes, (200-190 a.C.)
 
          É captado o momento em que a deusa poisa na proa de um navio, de asas abertas, num perfeitoequilíbrio entre o movimento do corpo e a força do vento que se lhe opõe (tema mitológico). A agitação das roupagens húmidas que lhe cingem o corpo, firme e enérgico, bem como o tratamento plástico e expressivo conferido às pregas fluidas do tecido transparente, contribuem para o efeito de sublimação, caraterístico da arte deste período.





 

 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário