segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ARTE - Pintura


A Pintura
Ânforas áticas proto geométricas.
Data: -1100/-1000 a.C.. Atenas

  A pintura grega encontrou uma forma de realização na arte da cerâmica. Os vasos gregos são conhecidos não só pelo equilíbrio das suas formas, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.   Inicialmente, os desenhos eram simplesmente formas geométricas elementares – daí a denominação de geométrico conferida a este primeiro período (séculos IX e VIII a.C.) – que mal se destacavam na superfície. Com o passar do tempo, foram-se gradualmente enriquecendo e ganhando volume. Surgiram então os primeiros desenhos de plantas e animais guarnecidos pelos chamados meandros.
Geométrico Recente

Na etapa seguinte, já no período arcaico (séculos VII e VI a.C.), começou a ser incluída nos desenhos a figura humana, embora com um grafismo muito estilizado. E, com o aparecimento das novas tendências naturalistas, esta passou a ser cada vez mais utilizada nas representações mitológicas. As cenas eram apresentadas em faixas horizontais paralelas que podiam ser visualizadas ao girar a peça de cerâmica. Com a substituição do cinzel pelo pincel, os traçados tornaram-se mais precisos e ricos em detalhes.



Gineceu

        Fase arcaica (finais do séc. VII até cerca de 480 a.C.) - Fase marcada pelo aparecimento da cerâmica decorada com a técnica das figuras pintadas a negro.   Sobre o fundo vermelho do barro destacam-se os elementos figurativos, representados como silhuetas estilizadas á maneira antiga (lei da frontalidade - rosto e pernas de perfil, olho e tronco de frente e ancas a três quartos) e a técnica da incisão continua em uso, permitindo pormenorizar o interior das figuras, agora enriquecidas com linhas de contorno dos músculos e outros pormenores como a barba, o cabelo e até o padrão do vestuário.  

       Com todas estas preocupações e inovações, torna-se notório o maior rigor aplicado às figuras, que lhes imprime um grande realismo e expressividade. Para além dos relatos mitológicos passam a ser representadas cenas da vida familiar e do quotidiano.

    Áiax e Aquiles jogando
        Figuras vermelhas
       Por volta de -530, o Pintor de Andócides (c. -530/-515), um dos mestres do estilo de figuras negras, inventou uma nova técnica decorativa, a de figuras vermelhas, que em poucos anos se iria tornar ainda mais popular e difundida que a de figuras negras


Pintura arcaica em painéis
         Chegaram até nós pouquíssimos exemplares da pintura monumental arcaica que, além de paredes, eventualmente também decorava painéis de madeira e/ou de terracota. Nenhuma delas, infelizmente, parece de primeira linha.

Procissão sacrificial
         É difícil sistematizar o estilo da época com base em algumas poucas peças, mas de modo geral pode-se dizer que as imagens tinham apenas duas dimensões e pareciam ampliações das cenas de vasos de figuras negras dos séculos VII e VI a.C..
       Muito esquemáticas, as cenas caracterizam-se pela composição simples, pela pouca importância dada à perspectiva e pelo uso de poucas cores.
 
 
O Vaso Pronomos
 
 
O vaso Pronomos

       

        O vaso Pronomos é uma cratera de volutas de grandes dimensões (75 cm de altura, 33,5 de diâmetro na parte mais larga), encontrado em Ruvo di Puglia, na Magna Grécia, Itália, em 1839.

qEstilisticamente, pertence ao “estilo” das figuras vermelhas e foi executado numa oficina ática, por um artista conhecido por “pintor de Pronomos”. A peça foi coberta a verniz preto, de onde ressaltam os motivos decorativos na cor natural da argila ou a branco, com os pormenores anotados a negro.
qA decoração concentra-se no gargalo, nas asas em forma de volutas e no bojo.

qAs duas primeiras contêm motivos naturalistas estilizados, organizados em frisos separados por linhas ou faixas horizontais.

qO bojo recebe uma rica decoração figurativa, organizada em dois registos paralelos que contêm atores de teatro preparando-se para entrar em cena perante os olhares dos deuses Dioniso e Ariadne

qA importância do vaso Pronomos reside no seu valor documental. Ele comemora, como num manifesto, os membros de uma companhia teatral, colocando-os em paralelo com Dionísio. Para além disso, contém numerosa informação sobre os atores, suas vestes e máscaras, e sobre os músicos que os acompanhavam.



Sem comentários:

Enviar um comentário