segunda-feira, 8 de outubro de 2012








Como era constituída a cidade-estado ou polis?

• Acrópole, a parte alta da cidade, fortificada, com edifícios religiosos e públicos.

• Ágora ou praça pública na parte baixa da cidade, destinada à habitação, ao comércio, à cultura e à política.

Zona rural, com as terras de cultivo, pastoreio e bosques.
 

A ágora é o exemplo máximo da civilização helénica e um cenário de poder e riqueza.
É um espaço político, de eventos sociais e económicos, manifestações religiosas e culturais
Estrutura a cidade, organiza o espaço e a vida dos habitantes.

 
           

Lugar de culto, situado na parte mais alta da cidade, era um apelo ao enobrecimento do homem para se aproximar dos deuses e ao uso da Razão sobre a matéria, do homem intelectual sobre a Natureza. 


A Acrópole de Atenas tornou-se um espaço de congregação, de coesão política e religiosa, com os seus templos, praças, escadarias e pórticos.
               Foi reconstruída no tempo de Péricles, na 2.ª metade do séc. V a.C.sendo os seu principais templos os Propileus, o Pártenon, o Erectéion e o templo de Atena Niké.

Lá se celebravam as mais importantes festividades religiosas, com destaque para as Panateneias.
            Sob o ponto de vista político, a beleza dos seus edifícios e a solenidade dos festivais revelavam a hegemonia de Atenas sobre as restantes cidades gregas, a sua supremacia económica e cultural no seio da Hélade. Em caso de necessidade serviria para defender as populações dos ataques de eventuais inimigos.

O urbanismo

Planta de Mileto - séc. V a.C.
     Hipódamo viveu em Mileto na Jónia (atual Turquia) no séc. VI a. C.
        Sócrates refere-se-lhe como o fundador do urbanismo. Foi, talvez, o inventor, do sistema urbanístico de malha regular que se tornou conhecido por Sistema Hipodâmico.
        Este sistema organiza as cidades em ruas dispostas numa matriz ortogonal, criando blocos habitacionais entre elas (insulæ) e em que todos os edifícios públicos e religiosos ou praças se encaixam nessa malha.
        Supõe-se que foi utilizado pela primeira vez na reconstrução de Mileto em 479 a.C. após a sua destruição pelos Persas. Hipódamo trabalhou ativamente no planeamento da sua cidade, adquirindo experiência e desenvolvendo este sistema.
        Hipódamo trabalhou também no planeamento da cidade portuária do Pireu (Atenas, Grécia c.450 a.C.) e no da cidade de Locres (443 a C.).
        O seu sistema foi utilizado por Alexandre, o Grande, na construção de Alexandria, assim como na maior parte das cidades coloniais gregas.


 

2 comentários: