domingo, 14 de outubro de 2012

A cultura grega

Pensamento lógico e racional, centrado no Homem e na procura da verdade,
        
         Para além da paz, da prosperidade política e económica, a Grécia antiga conheceu um extraordinário desenvolvimento intelectual no século V a.C., que contribuiu para um novo impulso no pensamento e na filosofia: a par do mito, a política, a lei, a democracia, o Homem e o seu modelo de atuação em sociedade passaram a ser os assuntos de reflexão e especulação de muitos filósofos.
        O pensamento grego, o primeiro pensamento filosófico do Ocidente, resultou de um longo processo de racionalização e humanização de conceitos originalmente religiosos (míticos).
          A economia esclavagista permitiu o ócio e o tempo disponível para as atividades culturais nas camadas sociais urbanas.
          As ciências e as artes também beneficiaram destas condições.      

          Apesar de terem criado vários mitos, os Gregos procuravam explicações racionais para os fenómenos da Natureza e para os mistérios da existência humana. O desejo de conhecer o ser humano e o Mundo levou-os ao desenvolvimento da filosofia, à procura do conhecimento verdadeiro, da sabedoria (philos = amigo + sophia = sabedoria).

         Heráclito, um filósofo pré-socrático, dizia: não é possível banharmo-nos duas vezes na água do mesmo rio , para expressar a ideia de que o mundo se encontra em permanente mudança e, nas suas palavras, tudo e instável
        Sócrates, Platão e Aristóteles foram os mais célebres filósofos da Grécia Antiga.      
        Sócrates. Interessado pelos problemas do Homem, dialogava com os seus discípulos, levando-os a descobrir a verdade em si próprios.
        As ideias de Sócrates foram desenvolvidas por Platão e Aristóteles, dois geniais pensadores cuja influência se faz sentir ainda hoje.

        Aristóteles inventou palavras como: física, economia, psicologia, energia, dinâmica, substância, universal, propriedade... O que permite imaginar a amplitude do seu pensamento e das suas obras, ainda hoje estudadas em todas as universidades do mundo.
          Este “amor pela sabedoria” contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos em outras áreas, lançando a base de algumas ciências como:
  •         a História, que se desenvolveu com Heródoto, considerado o “pai da História”, e com Tucídides, que relataram de forma objetiva e rigorosa os acontecimentos da Grécia Antiga.
  •         a Medicina, com Hipócrates, considerado o pai da Medicina, procurava conhecer as causas naturais das doenças, identificando, por exemplo, a epilepsia como uma doença e não como um mal divino.
  •         a Matemática, com Pitágoras, para quem o número é o princípio de todas as coisas, já que o Universo, segundo ele, é regido por operações matemáticas;
  •         a oratória, isto é, a arte de discursar, que nasceu com os debates políticos. A necessidade de participar na vida política levou os Gregos a praticar a arte de bem falar em público. Péricles e Demóstenes, com os seus discursos políticos, foram considerados os oradores mais brilhantes de Atenas.
  •         a Literatura inspirou-se na religião e na mitologia. Nesta área distinguiram-se Homero, o maior poeta grego, autor da ilíada e da Odisseia, e Hesíodo, autor da Teogonia e de Os Trabalhos e os Dias.
           
 
             Sócratesgostava de falar com os jovens e de lhes colocar questões que os fizessem pensar e pôr em causa aquilo que pensavam saber, fazendo-os perceber que o seu conhecimento é limitado e que devem duvidar se querem tornar-se sábios.
          “Há muitos que, em vez de se darem ao trabalho de procurar a verdade, preferem em geral adotar as ideias já feitas. Quanto a mim, evitei obter as minhas informações do primeiro que aparecesse (…). Procedi sempre a verificações tão escrupulosas quanto possível. Não foi um trabalho fácil, porque as testemunhas do mesmo acontecimento tinham muitas vezes relatos discordantes."
                                                  TUCÍDIDES, História da Guerra do Peloponeso, séc. V a. C.
 


“          Esta, a exposição das informações de Heródoto de Halicarnasso, afim de que os feitos dos homens, com o tempo, se não apaguem e de que não percam o seu brilho ações grandiosas e admiráveis, praticadas, quer pelos Helenos, quer pelos bárbaros, e, sobretudo, qual a razão por que entraram em conflito una com os outros.”
Heródoto, "Pai da História" - Histórias, séc. V a. C.

 
JURAMENTO DE HIPÓCRATES:
  • Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.
  • Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.
  • Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
  • Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens;
  • Se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.
                                                                                                         (Hipócrates, 450 a.C).
 
FILOSOFIA
Tales de Mileto: a água é a origem do Mundo.
Heráclito: tudo se encontra em permanente mudança “nunca nos banhamos duas vezes na mesma água de um rio”;
Sócrates: o conhecimento nasce da dúvida “Só sei que nada sei!”;
Platão: os nossos sentidos são enganadores: as ideias e a realidade são diferentes;
Aristóteles: grande pensador e lógico, contribuiu para o desenvolvimento das Ciências Naturs, do pensamento político e da Lógica.
Pitágoras: Este discípulo de Platão destacou-se na Matemática e a sua obra marcou profundamente o pensamento europeu. Debruçou-se sobre diversos temas como a economia, a política, a moral…


Sem comentários:

Enviar um comentário