O período considerado mais importante da cultura e da arte gregas ter-se-á desenvolvido entre os séculos VII a.C. e IV a.C.
A arquitetura era fundamentalmente religiosa, com templos construidos com grande rigor no que se refere às dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas. Os templos são construídos de pedra (mármore).
O Pártenon — templo dedicado à deusa Atena , na acrópole de Atenas — erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., durante o governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas estabelecendo “ordens” características: a dórica, a jónica e a coríntia . A arquitetura clássica tem como princípios a racionalidade, a ordem, a beleza e o equilibrio.
A arquitetura era fundamentalmente religiosa, com templos construidos com grande rigor no que se refere às dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas. Os templos são construídos de pedra (mármore).
O Pártenon — templo dedicado à deusa Atena , na acrópole de Atenas — erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., durante o governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas estabelecendo “ordens” características: a dórica, a jónica e a coríntia . A arquitetura clássica tem como princípios a racionalidade, a ordem, a beleza e o equilibrio.
Cálculos
matemáticos e correções áticas aplicados aos templos gregos:

O rigor dos arquitetos chegou ao extremo de prever os desvios óticos que estas formas poderiam causar quando observadas a olho desarmado e a curta distância. Assim, nas indicações que davam aos construtores incluíam correções a essas deformações, conforme se pode perceber no desenho.
A estas correções dá-se o nome de Entasis.

Ordem jónica - Nasceu na Jónia no séc. VI a.C.; difere da ordem anterior nas proporções de todos os elementos e na decoração mais abundante da coluna e do entablamento e pela coluna assentar numa base; pelas suas dimensões e formas mais esbeltas, traduz a forma da mulher; possui um fuste mais longo e delgado, com caneluras semicilíndricas, sem arestas vivas, e em maior número que na ordem dórica; o capitel possuía um ábaco simples e o equino em forma de volutas enroladas em espiral;
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O Pártenon
Na conceção do Pártenon projeta-se o ideal grego de beleza e perfeição, numa composição arquitetónica que combina a “ordem formal tripartida” (envasamento, coluna e entablamento; estilóbato, fuste e capitel; arquitrave, friso e cornija) com um sistema de proporção racional (4:9).
O Pártenon é um templo períptero, isto é, de planta retangular e com colunas a toda a volta (peristilo), composto por uma nave central que inclui o pronaos, a cella ou o naos e o opisthodomos. O peristilo tem proporção clássica de 8 x 17 colunas dóricas, sustentando um entablamento sobre o qual assenta um telhado de duas águas.
As fachadas são rematadas com frontões decorados com motivos escultóricos e as 92 métopas do friso dórico apresentam cenas de gigantomaquia (combate mitológico dos deuses contra os gigantes), centauromaquia (combate mitológico contra os Centauros), amazonomaquia (combate mitológico contra as Amazonas) e da Guerra de Tróia.
Toda a decoração escultórica esteve a cargo de Fídias e da sua escola.
O Erectéion
Templo
jónico, erigido na zona
setentrional do Pártenon, construído no século V a. C., cuja autoria é
atribuída a Mnésicles. À semelhança dos Propileus, do mesmo arquiteto, está
perfeitamente implantado sobre um terreno bastante irregular.
O seu nome vem da
palavra Erecteu, mítico rei de Atenas e a sua cella oriental, dedicada à deusa Atena, foi colocada no sítio
onde, segundo a mitologia grega, Atena teve um desentendimento com Poseidon.
Erigido num local sagrado associado à fundação da cidade de Atenas,
este templo veio a assumir várias funções religiosas.
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A decoração do templo não se resumia às cariátides, existindo ainda
um friso
decorado, do qual pouco resta.
Os capitéis e bases das colunas continham uma rica ornamentação e ainda hoje é
considerado um dos templos jónicos mais elaborados e dispendiosos da Acrópole.
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