domingo, 14 de outubro de 2012

A Educação Ateniense

          O ensino em Atenas tinha por finalidade preparar devidamente os rapazes para o exercício dos cargos políticos e para a defesa da cidade. Por isso, a partir dos sete anos, eram acompanhados por um escravo, o pedagogo, a casa dos gramáticos- mestres pagos para os ensinarem a ler e a escrever.

           Depois, aprendiam a recitar de cor as obras dos grandes poetas gregos como Homero, autor da Ilíada e da Odisseia, que lhes transmitiam valores de coragem e espírito de sacrifício. Aprendiam também aritmética e cálculo (as quatro operações e frações simples) e música. Cantavam os poetas e tocavam um instrumento musical, a cítara ou o oboé. Aos 12 anos iniciavam a sua preparação física na palestra (ginásio), com um mestre, o pedotriba. A partir dos 15 anos, aprendiam com um filósofo a raciocinar, a falar bem (oratória), a argumentar (retórica) e a expor as ideias em público.
          O objetivo da educação grega era a educação integral do cidadão - com uma boa preparação intelectual, cívica e física. O seu lema era "mente sã em corpo são".

             O resultado desta aprendizagem era posto em prática quando se tornavam cidadãos e eram chamados a discutir leis, a julgar casos e a dirigir a cidade.

             As raparigas permaneciam em casa, no gineceu, junto das mães e das amas e aprendiam as tarefas domésticas para se tornarem umas boas donas de casa.

 




Escola grega

Sem comentários:

Enviar um comentário