A Pintura
Ânforas áticas proto geométricas.
Data: -1100/-1000 a.C.. Atenas |
A pintura grega
encontrou uma forma de realização na arte da cerâmica. Os vasos gregos são
conhecidos não só pelo equilíbrio das suas formas, mas também pela harmonia
entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Inicialmente, os desenhos eram simplesmente
formas geométricas elementares – daí a denominação de geométrico conferida a
este primeiro período (séculos IX e VIII a.C.) – que mal se destacavam na
superfície. Com o passar do tempo, foram-se gradualmente enriquecendo e
ganhando volume. Surgiram então os primeiros desenhos de plantas e animais
guarnecidos pelos chamados meandros.
Geométrico Recente
|
Na etapa seguinte, já no período arcaico (séculos VII e VI
a.C.), começou a ser incluída nos desenhos a figura humana, embora com um
grafismo muito estilizado. E, com o aparecimento das novas tendências
naturalistas, esta passou a ser cada vez mais utilizada nas representações
mitológicas. As cenas eram apresentadas em faixas horizontais paralelas que
podiam ser visualizadas ao girar a peça de cerâmica. Com a substituição do
cinzel pelo pincel, os traçados tornaram-se mais precisos e ricos em detalhes.
Gineceu |
Fase
arcaica (finais do séc. VII até
cerca de 480 a.C.) - Fase marcada pelo aparecimento da cerâmica decorada com a técnica das figuras pintadas a negro. Sobre o fundo
vermelho do barro destacam-se os elementos figurativos, representados como
silhuetas estilizadas á maneira antiga (lei da frontalidade - rosto e pernas de
perfil, olho e tronco de frente e ancas a três quartos) e a técnica da incisão
continua em uso, permitindo pormenorizar o interior das figuras, agora
enriquecidas com linhas de contorno dos músculos e outros pormenores como a
barba, o cabelo e até o padrão do vestuário.
Com todas estas preocupações e inovações, torna-se notório o maior
rigor aplicado às figuras, que lhes imprime um grande realismo e
expressividade. Para além dos relatos mitológicos passam a ser representadas
cenas da vida familiar e do quotidiano.
Figuras vermelhas
Por volta de -530, o
Pintor de Andócides (c.
-530/-515), um dos mestres do estilo de figuras negras, inventou uma nova
técnica decorativa, a de figuras vermelhas, que em poucos anos se iria tornar ainda mais popular e difundida
que a de figuras
negras
Chegaram até nós
pouquíssimos exemplares da pintura monumental arcaica que, além de paredes,
eventualmente também decorava painéis de madeira e/ou de terracota. Nenhuma
delas, infelizmente, parece de primeira linha.
É difícil sistematizar o
estilo da época com base em algumas poucas peças, mas de modo geral pode-se
dizer que as imagens tinham apenas duas dimensões e pareciam ampliações das
cenas de vasos de figuras negras dos
séculos VII e VI
a.C..
Muito esquemáticas, as
cenas caracterizam-se pela composição simples, pela pouca importância dada à
perspectiva e pelo uso de poucas cores.
O Vaso Pronomos
O vaso Pronomos é uma cratera de
volutas de grandes dimensões (75 cm de altura, 33,5 de diâmetro na parte mais
larga), encontrado em Ruvo di Puglia, na Magna Grécia, Itália, em 1839.
qEstilisticamente,
pertence ao “estilo”
das figuras vermelhas e foi executado numa
oficina ática, por um artista conhecido por “pintor de Pronomos”. A peça foi coberta a
verniz preto, de onde ressaltam os motivos decorativos na cor natural da argila
ou a branco, com os pormenores anotados a negro.
qA decoração concentra-se no gargalo, nas asas em forma de
volutas e no bojo.
qAs duas primeiras contêm motivos naturalistas estilizados,
organizados em frisos separados por linhas ou faixas horizontais.
qO bojo recebe uma rica decoração figurativa, organizada em
dois registos paralelos que contêm atores de teatro preparando-se para entrar
em cena perante os olhares dos deuses Dioniso e Ariadne
qA importância do vaso Pronomos reside no seu valor documental. Ele comemora, como num
manifesto, os membros de uma companhia teatral, colocando-os em paralelo com
Dionísio. Para além disso, contém numerosa informação sobre os atores, suas
vestes e máscaras, e sobre os músicos que os acompanhavam.
Sem comentários:
Enviar um comentário